12 alhos franceses
400 g de bacalhau
5 batatas grandes
4 dentes de alho
150 ml de azeite
um pouco de sal
água.
Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas em água fria, na parte baixa do frigorífico. Muda-se a água. Elimina-se e as espinhas e seca-se bem com pano limpo ou papel de cozinha. Lavam-se os alhos franceses e cortam-se em pedaços de uns 5 cm. Só se utiliza a parte branca.
Descascam-se as batatas e cortam-se em quadradinhos. Numa panela põe-se a cozer as batatas e os alhos franceses em litro e meio de água salgada. Quando começar a ferver, juntam-se duas colheres de sopa de azeite e deixa-se ferver suavemente durante 20 minutos. Passado este tempo, retira-se a panela do lume e acrescenta-se o bacalhau. Move-se a panela energicamente várias vezes e volta a cozer em lume brando.
Entretanto, prepara-se um refogado com o resto do azeite, onde se douram os alhos. Quando estiver pronto, retira-se a caldeirada do lume, deita-se nela o refogado e serve-se.
Também se pode acrescentar um raminho de salsa ao refogado de alho. Quanto à quantidade de água, ela não é importante, o que interessa é que as verduras quem cobertas.
0 comentários:
Enviar um comentário